DIFERENÇAS CEREBRAIS ENTRE O HOMEM E A MULHER


As diferenças entre o cérebro masculino e o feminino são, ao lado de fatores culturais, responsáveis por aptidões mais tipicamente masculinas ou femininas. É o que acreditam pesquisadores como o psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e o neurologista Matthias Riepe, da Universidade de Ulm, Alemanha.
O cérebro feminino, por exemplo, tende a ser mais organizado para dar conta da linguagem. Mulheres costumam se dar melhor em testes de fluência verbal. Elas têm, por exemplo, mais facilidade em recordar uma lista de palavras começando com a mesma letra.Na orientação espacial, ponto para os homens. Na média, o sexo masculino tem também mais facilidade em visualizar objetos em rotação, identificar figuras geométricas escondidas num desenho mais amplo, calcular distâncias e velocidades. E, como os macacos machos, os homens são mais precisos em acertar objetos em determinado alvo.
Já a coordenação motora fina é melhor entre as mulheres. Elas também têm mais facilidade em identificar com rapidez figuras idênticas entre imagens semelhantes ou perceber se determinado objeto foi removido do lugar. O sexo feminino costuma ser melhor em testes de associações de idéias - fazer uma lista de objetos com a mesma cor, por exemplo.
No século XIX, o filósofo Theodor von Bischoff fez uma investigação sobre o peso dos cérebros humanos. Após acumular dados, observou que o peso médio do cérebro do homem era de 1350g, enquanto a média das mulheres se fixava em 1250g. Durante toda a sua vida, baseou-se neste facto para apresentar a mulher como um ser com menores capacidades intelectuais. À beira da morte, Bischoff doou o seu próprio cérebro à Ciência. O exame anatómico mostrou que pesava 1245 g.
Recentes pesquisas têm mostrado que há diferenças significativas entre o cérebro masculino e feminino. Diferenças essas que são comandadas pela enxurrada de hormônios que os dois cérebros recebem em determinadas fases da vida. Por exemplo, depois da oitava semana de desenvolvimento do bebê do sexo masculino, o corpo é inundado pela testosterona. Isso, faz com que os testículos se desenvolvam, mas o mesmo hormônio altera os circuitos cerebrais, promovendo uma diferença entre o cérebro masculino do feminino. Essas alterações são tão significativas que, certas estruturas do cérebro masculino chegam mesmo a desaparecerem ou sofrem atrofia. O homem passa a ter uma estrutura que responde pelas emoções e linguagem diminuída, de tal forma que, a mulher torna-se muito mais sensível e interpreta muito melhor certas expressões e emoções estampadas no rosto de alguém do que o homem. Outra diferença marcante é que, enquanto a mulher usa cerca de 25.000 palavras por dia, o homem usa aproximadamente 7.000. Isso, porque a mulher tem 11% a mais de neurônios nos circuitos ligados à linguagem e à audição; bem como, a área que corresponde à memória e à emoção também são maiores. Já no homem, a área que comanda os impulsos sexuais é 2,5 vezes maior que na mulher. Outra coisa que ficou clara recentemente é que, a mulher pode usar os dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo, ou seja, pode desempenhar bem duas tarefas ao mesmo tempo. Enquanto que, o homem só usa um hemisfério cerebral de cada vez, mas em compensação, ele é muito mais concentrado em suas tarefas que a mulher, em função dessa diferença.


Posts Relacionados

0 comentários:

MEUS VISITANTES VIERAM DAQUI